Os mitos que comemos

Exercício físico e alimentação equilibrada são a base de um estilo de vida saudável. Os profissionais de saúde lutam diariamente para combater a taxa de obesidade em Portugal, que tem vindo a aumentar. É importante saber separar os mitos da realidade.

 

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Catarina Lopes, licenciada em Ciências da Nutrição e especializada em Nutrição Funcional, tem uma perspectiva sobre a alimentação bastante diferente do habitual. É, por isso, vista aos olhos de muitos profissionais de saúde como demasiado extremista. A nutricionista dá a sua opinião sobre diversos alimentos considerados saudáveis.

Leite

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O que diz o povo: É uma forte fonte de cálcio, aliada ao crescimento e fortalecimento dos ossos. Além disso, é rico em proteína.

O que diz a especialista: O leite de vaca tem características para ajudar no crescimento saudável de um vitelo e não de um ser humano. Para além disso, o leite sofre uma pasteurização (processo que altera a sua constituição) e, por isso, o nosso organismo não o reconhece como alimento. O leite não deve ser substituído por bebidas vegetais, porque apresentam características completamente diferentes, mas sim por ovos e verduras de cor verde escura.

Ovos

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O que diz o povo: São uma das maiores fontes de proteína e nutrientes. No entanto, quando consumidos em excesso, tendem a fazer aumentar o colesterol.

O que diz a especialista: Já está mais que provado que não é o colesterol do ovo que faz aumentar o colesterol total. O seu aumento está mais ligado à tendência genética do que propriamente à dieta. Aliás, a dieta contribui apenas com 30% para o aumento do colesterol. O ovo é um dos alimentos mais saudáveis, de boa digestão e elevado valor nutritivo.

Gelatina

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O que diz o povo: É baixa em calorias e rica em proteína. É um dos alimentos mais consumidos por quem procura fazer uma dieta com o objectivo de perder peso.

O que diz a especialista: É verdade que a gelatina faz parte da maioria dos planos alimentares de emagrecimento, por ser baixa em calorias. O que as pessoas não sabem é que essa quantidade reduzida de calorias está associada a uma grande quantidade de edulcorantes (adoçantes), corantes e conservantes. Por isso, dentro de um plano alimentar saudável e funcional, não coloco e não recomendo.

Sumos “detox” (sumos verdes)

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O que diz o povo: A combinação de frutas e vegetais tem o poder de desintoxicar o organismo e, assim, limpar toda a gordura acumulada. Estes sumos são fundamentais num regime alimentar saudável.

O que diz a especialista: É importante desintoxicar o organismo, ou seja, diminuir a quantidade de poluentes, agro-tóxicos, açucares refinados, glúten e produtos de origem animal. Isto sim, é um processo detox. Obviamente que esses sumos verdes ajudam no processo, mas são sumos com pouca fruta e muitas verduras, não o contrário. Além disso, é importante saber combinar as frutas e os vegetais, para que uns não cortem o efeito dos outros.

Chocolate

6O que diz o povo: Está provado, por vários estudos realizados, que é o alimento mais saudável do mundo por ser bastante completo quanto à sua constituição. Devemos comer chocolate todos os dias.

O que diz a especialista: É preciso ter muito cuidado com o consumo de chocolate por três razões. Uma delas é a qualidade do chocolate, nem todos os chocolates são saudáveis e são ricos em flavonóides (compostos químicos). A segunda razão é o facto de ser necessário ter em conta se a pessoa é alérgica a algum dos constituintes do chocolate. E, por último, o chocolate é benéfico se consumido 30g por dia e não uma tablete inteira.

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