Chocolate: Comer ou não comer, eis a questão!

Qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando pensa em doçaria? A resposta está na ponta da língua… chocolate! O ID foi conhecer a Chocolataria Equador e o supermercado Celeiro e descobriu os benefícios do rei da gulodice.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Texto e imagem: Inês Alves e Beatriz Garcia

Existem vários tipos de chocolate como o preto, o branco, o de leite, em pó, com amêndoas, sem açúcar. O cacau é o ingrediente chave do qual é produzido o chocolate, que é naturalmente amargo. Como o sabor amargo é difícil de agradar, é adicionado ao chocolate o açúcar, o leite, os frutos secos, ou ainda, por exemplo, a manteiga de cacau.

Cacau, o segredo do chocolate saudável

Atualmente, existem vários estudos científicos que defendem que o chocolate faz bem à saúde. Tatiana Zanin é nutricionista e aponta, num artigo publicado no site Tua Saúde, que um dos benefícios do chocolate é “fornecer energia ao organismo, por ser rico em calorias”. Mas, os seus benefícios variam consoante o tipo de chocolate, que tem “composições muitos diferentes”.

O segredo para perceber qual é o chocolate mais saudável e rico em nutrientes está na percentagem de cacau. A nutricionista confirma que, quanto maior for a percentagem de cacau do chocolate, maiores serão os benefícios para a saúde. Tatiana Zanin explica que o chocolate amargo é o responsável por ajudar “a diminuir doenças cardiovasculares e o cancro”, pelo facto de o chocolate preto ser “rico em antioxidantes”. Portanto, “os benefícios do chocolate meio amargo e negro são maiores para a saúde”, conclui a nutricionista.

O Celeiro

Os supermercados Celeiro são conhecidos pelo estilo de vida saudável que promovem. “Viver de corpo e alma” é o lema desta empresa que vende uma grande variedade de produtos naturais e biológicos. O empregado de balcão Énio Maria, de 53 anos, trabalha na loja do Celeiro situado na Rua 1º de Dezembro, no Rossio. Afirma que, pelo prisma de “uma alimentação saudável”, o supermercado vende produtos “desde alimentação a suplementos alimentares, produtos biológicos, mas naturais”.

Quem procura consumir chocolates saudáveis devido a dietas ou a doenças, como a diabetes, pode encontrar no Celeiro “chocolates biológicos ou sem açúcar”, informa Énio. Este tipo de chocolate é “muito mais saudável do que o chocolate com o açúcar tradicional”, conclui. Sobre o cacau, o funcionário sabe que é uma substância “estimulante”e “boa” para o funcionamento do cérebro.

Chocolataria Equador

A Chocolataria Equador, situada na Rua da Misericórdia 72, em Lisboa, é um lugar encantador que desperta todos os sentidos. Ao entrar sente-se o cheiro a chocolate no ar juntamente com um leve e agradável cheiro a baunilha. As luzes “baixas” e o ambiente musical transmite uma sensação de calma e prazer, tal como o sabor do chocolate provoca.

Joana Oliveira tem 22 anos, é escultora e comerciante na loja. Explica que vendem tanto chocolate de leite como chocolate branco, embora o chocolate preto seja aquele com que mais trabalham, aquele que diz, tal como os médicos, “ser o mais saudável”. O mais surpreendente é quando conta que vendem “uma tablete de 100% de cacau sem açúcar adicionado”. Essas tabletes “são muito apreciadas por alguns clientes que, por exemplo, são diabéticos ou estão a manter alguma dieta cardíaca”. Joana afirma que são chocolates com muita procura, no entanto, “muito amargos. É difícil de comparar se nunca experimentou chocolate mesmo amargo. Por exemplo, é diferente comer um feijão de cacau ou comer um quadrado desta tablete. Não vai saber à mesma coisa,  embora sejam ambos feitos de 100% de cacau, porque este já tem uma mistura. Será muito mais saudável comer cacau puro”, conclui.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s