MyFarm: Uma horta à distância de um clique

A MyFarm permite gerir uma horta real à distância com a ajuda de um agricultor, escolhido pelos utilizadores. Os produtos são recebidos em casa, com a certeza de que é tudo biológico.

 

Surgiu como um projeto de empreendedorismo, no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja). Luís Luz, professor, preocupado com a falta de expectativas dos alunos da Escola Superior Agrária de Beja , resolveu desafiá-los para, informalmente, pensarem em novas ideias de negócio. Seis alunos responderam ao desafio e começaram a testar a ideia de “hortas virtuais”, baseando-se no famoso jogo do Facebook Farmville.

“Após dois pilotos e vários testes, ligar consumidores urbanos a pequenos agricultores/produtores através de uma plataforma web, para aceder a produtos e hortas pessoais, apoiados por uma marca de confiança, é a ideia proposta”, conta Rúben Mateus, gestor de campo deste projeto.

Na MyFarm, o utilizador pode gerir uma horta verdadeira via Internet. O procedimento é bastante simples: é necessário apenas aceder ao sítio myfarm.com, adotar um agricultor e criar uma horta virtual que pode ser visitada e tratada pelo consumidor 24 horas por dia. No fim do processo, o utilizador pode colher e solicitar a entrega da encomenda dos cabazes (semanais ou quinzenais) personalizados e biológicos, sem qualquer tipo de adição de químicos. O preço por cabaz ronda os 25 euros, um valor semelhante ao que se pratica no mercado.

Fazem parte do alvo comercial deste projeto não só “consumidores de zonas urbanas, como também empresas na área da restauração que pretendem garantir, aos seus clientes, o uso de produtos agrícolas de qualidade, produzidos de forma socialmente a ambientalmente responsável”.

O consumidor passa, assim, a ser um e-agricultor, pois pode semear, plantar, tratar e colher todos os seus produtos via web. Mesmo sem ter qualquer tipo de conhecimentos sobre agricultura e conforme o seu nível de interesse, pode ou não participar ativamente nas decisões e trabalhos de campo.

Segundo o sitio oficial da MyFarm, ao aceitar o desafio de criar e tratar de uma horta virtual é solicitado ao utilizador que “adote um agricultor”. Estes comprometem-se a seguir práticas agrícolas amigas do ambiente, sendo sempre auxiliados pelos responsáveis deste projeto nesta missão. “O nosso enfoque social são os pequenos agricultores que praticam uma agricultura responsável e sustentável, mas com dificuldades em estabilizar o escoamento dos seus produtos”, explica Rúben Mateus.

João Sardinha, de 54 anos, e João Duarte, de 38 anos, são os agricultores que trabalham neste projeto. Graças à ajuda da MyFarm, estes dois agricultores conseguem aliar o trabalho ao que mais gostam de fazer: ser horticultor, fazendo chegar ao consumidor final produtos de qualidade.

Prémios

Um projeto tão dinâmico e inovador não podia deixar de ser reconhecido. Em 2013, foi vencedor do Serviço de Inovação no Nutrition Awards e recebeu uma menção honrosa no Prémio Agricultura 2013.

Mas os prémios não ficam por aqui. A 21 de Janeiro de 2015, na Fundação Calouste Gulbenkian, acabou por ser selecionado como ES+ (Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendorismo Social), o que levou a uma divulgação a nível nacional e internacional, e acesso a networking de grande qualidade e diversidade.

Quando questionado sobre o futuro do projeto, Rúben Mateus revela: “Estamos, neste momento, a desenvolver uma plataforma integrada com múltiplas vertentes para oferecer aos consumidores várias opções de compra de produtos/serviços diretamente ao produtor, dando também as ferramentas necessárias aos pequenos agricultores/produtores para terem uma melhor gestão da sua exploração agrícola.”

Depois do sucesso deste projeto, os seus fundadores querem expandi-lo para meios urbanos, como Lisboa e Porto. O objetivo é fazer com que as pessoas que vivem no meio da agitação de uma grande cidade possam ter acesso a produtos frescos e de qualidade, não deixando a prática da agricultura morrer.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 Fonte: Site Oficial MyFarm

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s